Externato

Breve histórico

Inaugurado em 10 de novembro de 1957, o Externato é mantido e administrado pela Associação Cultural Nossa Senhora Menina, do Instituto das Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa, também conhecidas como Irmãs de Maria Menina, congregação religiosa fundada na Itália, hoje presente em mais de 20 países.

Inicialmente, o ensino e todas as demais tarefas eram desenvolvidas exclusivamente pelas irmãs, que também se dedicavam a atividades na Paróquia e na comunidade. Em fevereiro de 1958 o Externato implantou a escola materna (Jardim da Infância), a escola elementar (Curso primário) e o curso preparatório de admissão ao ginásio, atendendo a 350 alunos em ambos os sexos, incluindo aulas de piano, corte e costura e pintura.

A partir de 1961 passa a ser frequentado exclusivamente por meninas. Em agosto de 1965 são concluídas as obras do edifício anexo às instalações do Externato, construído para servir de moradia para as irmãs que, até então, residiam no mesmo prédio onde funcionava a escola.

O ano de 1967 começa com as sondagens de terreno para a construção da Capela e do Auditório, inaugurados em abril de 1969.

Em 1971 volta a atender alunos de ambos os sexos. Em 1973 implanta a 5ª série; o número de matrículas cresce para 755 e em 1976 forma-se a primeira turma de 8ª série do 1º grau.

Em 1980, respondendo à reivindicação de inúmeros pais, o Externato implanta o 2º grau, com os seguintes cursos: Habilitação Especifica de 2º grau para o Magistério, Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas.

Em 1983, é inaugurado o prédio da Educação Infantil, construído de acordo com os mais adequados padrões arquitetônicos e pedagógicos.

Em 1990 o Externato deixa de oferecer o 2º grau. Nesse mesmo ano é inaugurado o Teatro “Nossa Senhora Menina”, depois de completa reforma e implementações que o tornam singular em toda a região Leste de São Paulo e, certamente, um dos mais bem aparelhados da cidade. O Teatro passa a cumprir importante papel na comunidade, sendo palco de inúmeros e variados eventos.

Em 1995, por iniciativa do Comitê N. Sra. Menina de Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, passa a existir, no período noturno, o curso de Alfabetização de Jovens e Adultos.

Em 1996 reimplantou-se o curso de 2º grau, correspondente ao atual Ensino Médio.

No ano de 2001 foi implantado o regime de permanência integral para alunos de Educação Infantil e da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental.

Em 2003 foi construída uma nova quadra poliesportiva coberta, anexa à já existente, duplicando o espaço destinado às práticas de educação física e atividades sócio-educativas, recreativas, culturais e de lazer.

Clique aqui para ver nossa Proposta Pedagógica.
 

Twitter
FaceBook
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua do Oratório, 2.621 - Mooca - São Paulo/SP - CEP: 03195-100 - Tel.: (11) 2965-2083

Suore di Maria Bambina
Colégio Santa Bartolomea
Facebook
Sistema Anglo de Ensino