Exter News

Editorial

O jornal é um importante meio de comunicação, que nos permite adquirir informações sobre diversos assuntos, que permeiam a comunidade escolar, a nossa cidade, o nosso país, enfim o mundo.

O Exter News, jornal do Externato Nossa Senhora Menina, é uma publicação que valoriza o trabalho realizado na escola e que tem o protagonismo dos alunos.

Esse projeto teve como objetivo, privilegiar o que os alunos escrevem. Nossos jovens redatores escolheram o que seria publicado, com a supervisão da professora de Língua Portuguesa.

Eles tiveram uma função dentro da produção do Exter News, contribuindo com ideias e sugestões e, principalmente, executando suas habilidades orais e escritas. Esse jornal foi realizado de maneira colaborativa, ou seja, em equipe.

Os alunos se envolveram e participaram dos encontros com muita seriedade, discutiram sobre os temas que são variados e distintos, escolheram o nome do jornal, os títulos das colunas, elaboraram textos, selecionaram imagens e cuidaram da diagramação.

A prioridade foi a divulgação de conteúdos inéditos, produzidos pelos alunos, dentro da escola, através da leitura, pesquisa, interpretação, escrita, tecnologia e oralidade.

Coube à professora responsável assumir a função de organizar, mediar e supervisionar o trabalho. Esse processo abriu espaço para uma ponte de trocas, em que os alunos colocaram suas formas de expressão e ideias em pauta.

Sendo assim, o Exter News é uma produção original que privilegia a criatividade e a responsabilidade dos alunos e profissionais envolvidos (professora de Língua Portuguesa, coordenação, laboratório de informática) e o constante apoio da direção. O jornal representa a tradução e o fortalecimento da voz de cada um, dentro de um propósito coletivo.

Fernanda Medeiros Gondim Akamine

 

Papo Cabeça

O Papo Cabeça desta edição vai chamar atenção sobre um assunto da atualidade, com o que muitas escolas e pais estão se preocupando: O bullying. A palavra bullying deriva do inglês bully, palavra que significa brigão ou valentão, na tradução para o português.

O ambiente escolar é o lugar em que o bullying é mais praticado.

Em quase todos os países do mundo, o bullying é um problema crônico.

As formas de agressão entre os alunos são das mais variadas e podem acontecer em qualquer fase escolar, desde o primário até os últimos anos do Ensino Médio.

O bullying atrapalha a aprendizagem do aluno, além de afetar o seu comportamento fora da escola. Os pais e professores devem estar atentos às atitudes de seus filhos e alunos, principalmente em alterações de comportamento, hematomas no corpo, etc.

As consequências do bullying são: irritabilidade, depressão, ansiedade, dor de cabeça, perda do apetite e etc.

Curiosidades: O bullying começou a ficar assim conhecido na década de 90 e continua interferindo na vida de muitas crianças e adolescentes até hoje.

Atenção: Só é brincadeira, quando ambos se divertem. Por isso, se você não estiver se divertindo, DENUNCIE! Não faça com os outros, o que você não quer que façam com você!

Cyberbullying é uma agressão moral contra uma determinada pessoa e realizada via internet. Normalmente, os agressores criam um perfil falso na internet com o objetivo de ridicularizar e intimidar a vítima.

Quem convive nesse meio social sabe que frequentemente há a prática do deboche. O bullying sempre ocorreu, no entanto, o ponto hoje é que temos a internet para potencializar e ampliar o poder da agressão.

Há 3 fatores principais que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying. Trata-se de uma prática que acontece no meio virtual, em que as intimidações são mais frequentes e insistentes. A utilização da internet dá a impressão de falso anonimato.

É dever dos pais fiscalizar as redes sociais de seus filhos, pois muitas crianças e adolescentes têm o hábito de ficar horas “navegando” na internet.

Os pais devem dialogar abertamente com os filhos e levar o fato para a escola ou até mesmo para a delegacia.

É preciso disseminar entre os alunos, valores como o respeito à diferença, através de um relacionamento saudável com os colegas e professores.

Também é importante oferecer um tempo, para que os alunos se expressem na sala de aula.

 

Passatempo

   

Vamos mostrar quatro dicas de filmes e de livros.

 

Filmes

L: “Operação Big Hero”, “Meu Malvado Favorito” e “Viva! A vida é uma festa!”

10 anos: “Extraordinário”

 

Livros

O BGA – Escritor: Dahl – Editora: Editora 34

O Pequeno Príncipe – Escritor: Antoine de Saint-Exupéry – Editora: AGIR

O Clube dos Jovens da Rua de Baixo – Escritora: Sandra Saruê – Editora: Melhoramentos

O Catador de Papel – Escritor: Fernando Carraro – Editora: FTD

 

Exter Tour

Museu do Futebol: Tecnologia

Essa maravilha dos amantes do futebol se localiza na Praça Charles Miller, dentro do estádio do Pacaembu. É possível ir até as arquibancadas e ver o campo, dentro há um grande museu. Ele fornece o histórico desse esporte, curiosidades e recordes. Além disso, há um pequeno campo, com um goleiro eletrônico. O local foi inaugurado em 2008 e é totalmente adaptado a deficientes. O museu funciona de terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h).

Os ingressos inteiros são R$ 12,00 e a meia entrada é R$ 6,00 e para mais informações acesse o site: www.museudofutebol.org.br

 

Guararema:

Pequeno município no interior de SP, com vários pontos turísticos que inclui restaurantes embaixo de uma árvore (mangueira), um lago onde se pode alimentar os peixes, uma igreja

chamada São Benedito, Estação Ferroviária Trem Guararema, entre outras coisas. É uma bela cidade com muitas paisagens verdes, há o Parque Municipal Recanto do Américo, a cachoeira do Putim e vários hotéis com piscinas e quadras.

 

Holambra: Expoflora

A cidade das flores é uma boa opção de passeios em família. O nome é dado pela junção de partes de 3 palavras: HOLanda (os colonizadores dessa região), AMérica (nosso continente) e BRAsil (nosso país). É um pequeno município, porém, lá ocorre o maior festival de flores da América Latina desde 1981. A Expoflora neste ano, ocorreu no período de 24 de agosto a 23 de setembro. Mas não fique triste! Esse é um evento anual. Para mais informações, acesse o site: www.expoflora.com.br

 

Maria Fumaça – Campinas – Jaguariúna

Existem 2 pontos de partida da locomotiva Alco CP 905, a primeira é: Av. Dr. Antônio Duarte Conceição, 1501, Jardim Madalena – Campinas – SP e a segunda é: Av. Marginal, 600 – Centro de Jaguariúna – SP. Essa locomotiva foi fabricada em 1958. O passeio consiste em uma viagem na Maria Fumaça, passando por fazendas e pontos para almoço. Os instrutores explicam todo o funcionamento e curiosidades. Há uma programação e várias informações no site: www.mariafumacacampinas.com.br. A compra de ingressos pode ser feita antecipadamente pelo site ou pela bilheteria no local. Vale a pena visitar e conhecer!

 

Memória

Entrevista com o sr. Mario, vice-diretor do Externato Nossa Senhora Menina.

O educador ingressou no Externato em 1976 e ficou até 1986. Saiu da escola com a intenção de criar sua própria instituição de ensino. Mas, em 1995, regressou e permanece até agora.

Segundo o vice-diretor, nossa escola sempre procurou atender o aluno com respeito e afeto, oferecendo um ensino de qualidade. Isso até hoje faz parte do cotidiano da escola. O grande objetivo do Externato é educar e formar bons cidadãos.

Ao longo dos anos, essa renomada instituição começou a ampliar o currículo, inovando ao tratar de temas como sexo, drogas, bullying, ética e cidadania.

Além disso, prioriza a atualização da metodologia de ensino, afim de atender os alunos com dificuldades de aprendizagem e outras necessidades especiais.

Outra ação primordial do Externato foi a parceria com o PROERD (a sigla PROERD significa Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), a fim de que os alunos saibam reagir, quando algo de errado acontece com eles.

De acordo com o sr. Mario, desde 2017, vem ocorrendo a reforma de alguns ambientes da escola e isso era necessário para facilitar a acessibilidade, além de reformular os laboratórios, ampliar a sala de artes, melhorar a iluminação, entre outros.

# marioumexemplodeeducador

 

Cultura Externato

Nesta coluna, vamos mostrar frases em dois idiomas, Inglês e Espanhol, para explorar o conhecimento das línguas estrangeiras dos alunos.

Espanhol:

Ame más las personas que están a su lado.

Tradução: Ame mais as pessoas que estão do seu lado.

Comiece su dia tranquilo y sin preocupaciones.

Tradução: Comece seu dia tranquilo e sem preocupações.

Inglês

The peace we dream so much comes from the love that we need so much.

Tradução: A paz que tanto sonhamos vem do amor que tanto nos falta.

Humility does not make you better than anyone else. But you are different from many.

Tradução: Humildade não te faz melhor que ninguém. Mas te faz diferente de muitos.

 

Refletindo…

“Somos o intervalo entre o nosso desejo e aquilo que o desejo dos outros fizeram de nós”

(Fernando Pessoa)

 

“A paz que tanto sonhamos, vem do amor que tanto nos falta”.

“Humildade não te faz melhor do que ninguém, mas te faz diferente de muitos”.

“Deus não se atrasa, a gente que não sabe esperar”.

(Albert Einstein)

 

“A vida sem reflexão não merece ser vivida”.

(Sócrates)

 

Eventos

Campeonato no Colégio Etapa: Medalha de prata! Mais um troféu para o Externato!

 

Sarau: Uma linda mistura de música, teatro, dança e poesia. Um momento de pura emoção!

 

Semana do Externato: Uma singela homenagem à Semana de Arte Moderna.

 

 

FICHA TÉCNICA

Editora-chefe: Maria Fernanda Paiva Bugelli Sutto

Editora-chefe adjunta: Isabelli Lopes Lukasevicius

Criadoras: Bianca Campos Anunciato e Lorena Nóbrega Alves

Papo cabeça: Estela Elena Cruz Furlan, João Luiz Theodoro, Manuela Crespilho da Gama e Nicolly Silva de Oliveira

Passatempo: Benjamin Ignácio Bueno

Exter tour: Danilo Ribeiro de Santana Junior

Memória: Diogo Domingues Ferreira

Cultura Externato: Beatriz Guimarães Brito e Keni Thiago Aldunate Quito

Refletindo: Benjamin Ignácio Bueno

Eventos: Pietro Moreira Trondoli, Thainá Oliveira Petrimperni e Joaquim Lange Lima Amaral

Ilustração: Naiara Fonseca Perez

Supervisão: Professora Fernanda Medeiros Gondim Akamine

 

 

3 Comments on “Exter News

  1. Caros alunos e professora Fernanda, coordenação e laboratório de informática,

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Foi excepcional vê-los envolvidos nessa atividade e como mãe, motivo de muito orgulho. Tenho a absoluta certeza de que só por meio da educação, faremos um país mais digno aos nossos filhos e às futuras gerações.

    Um abraço!
    Patrícia Sutto

Deixe um comentário