Externato Nossa Senhora Menina

Cursos Extracurriculares

Cursos Extracurriculares

O Futsal desenvolve condicionamento físico, coordenação motora, respeito mútuo, disciplina, força e resistência muscular. É uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação, domínio da bola, manipulação e equilíbrio, através de movimentos específicos, identificando e valorizando as regras e características básicas do esporte, promovendo a socialização dos praticantes e desenvolvendo o espírito de equipe.

A Ginástica Artística é um esporte que compõe elementos ginásticos como saltos, giros, equilíbrio, flexibilidade, e acrobáticos, como rolamento, estrela e parada de mãos. Trabalha as principais características de movimentos em aparelhos, tais como solo, salto, trave de equilíbrio, barras assimétricas, argolas, cavalo com alças, barra fixa e barras paralelas, utilizados em competições oficiais da modalidade.

O Circo consiste em um conjunto de modalidades e práticas artísticas tradicionais, cujo objetivo é divertir e entreter, utilizando-se de técnicas artísticas, acrobáticas e teatrais. A partir dessas técnicas, os praticantes desenvolvem as habilidades motoras, a capacidade física e a resiliência mental, além da criatividade, da socialização e da habilidade de trabalhar em equipe.

O Ballet Clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas, favorece a criatividade, musicalidade e o trabalho em grupo. Consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo.

Judô, arte marcial japonesa, constitui-se numa excelente oportunidade para que as crianças desenvolvam o controle muscular, o aperfeiçoamento do reflexo, o desenvolvimento do raciocínio, o equilíbrio mental, o reforço do caráter e da moral, o fortalecimento da autoconfiança e o respeito aos companheiros. Objetiva também melhorar a concentração, proporcionar autoestima, a disciplina e a saúde com total segurança.

A Oficina de Iniciação Teatral desenvolve um trabalho essencialmente prático. Planejado para proporcionar a possibilidade dos alunos expressarem-se através desta linguagem, oportuniza um primeiro contato com o teatro que visa sobretudo à desinibição, o aprendizado integrado ao grupo, à potencialização da criatividade, à exploração da capacidade de improvisar, o desenvolvimento das habilidades e da consciência corporal e vocal.

A música proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, promove o trabalho em grupo, facilita o processo de alfabetização, aguça a sensibilidade, ajuda os tímidos a se comunicarem melhor, aumenta a autoestima, ensina o que é ritmo. Estimula a expressar e perceber as sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

Arte marcial coreana excelente para aqueles que buscam alguma atividade física e já estão cansados das aulas convencionais. O Taekwondo é um esporte olímpico que desenvolve a parte física e mental daquele que o pratíca.

Segundo pesquisadores e especialistas, o Xadrez estimula uma série de habilidades cognitivas, tais como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina e perseverança. Todas essas características podem ser desenvolvidas, especialmente no meio escolar. O Xadrez ainda estimula a autoestima, a competição ética e o trabalho em equipe.

Sapateado é uma arte visual e sonora. É um misto de ritmo, som e técnica, movimento e estilo. É uma dança alegre que libera o puro prazer de seus praticantes e, sem dúvida, faz os pés cantarem. O sapateador é um dançarino vibrante que produz sua própria música.

O objetivo da Robótica é valorizar o trabalho em equipe, desenvolvendo o raciocínio lógico, planejamento, liderança, promovendo diálogo e o respeito de diferentes opiniões.Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática construindo modelos de objetos existentes no cotidiano do aluno, até mecanismos mais complexos que serão tratados no detalhe somente em cursos superiores.

O violão é um instrumento musical bastante popular que costuma cativar e aproximar as pessoas. Seu estudo potencializa a aprendizagem cognitiva, principalmente no que diz respeito à memória, à abstração, ao espaço e ao raciocínio lógico, além de desenvolver a afetividade humana.

As aulas de Jazz visam trabalhar o lado artístico de cada aluno, as aulas dinâmicas despertam o interesse pela dança. Os alunos são acompanhados de professores que ajudam a desenvolver a paixão pela dança.

Aprender um outro idioma enriquece o ser humano, expande seus horizontes e abre caminhos para conhecer novas culturas.